A Câmara Municipal de Santo Antônio do Sudoeste foi instalada no dia 14 de dezembro de 1952.

O primeiro Regimento Interno da Câmara Municipal de Santo Antonio foi aprovado em 24 de fevereiro de 1953, data a partir da qual passou a valer como norma jurídica de orientação aos trabalhos da Câmara Muncipal. Eram Vereadores os senhores Wigart Leisnsmeyer (Presidente), Mário Bassi, João Faquinello,  Ricieri Cogo, Ludovino Dall Onder, Waldemiro Petry Machado, Aquilino Frederico Giongo e  Gabriel Bogo.

 Durante os 70 anos de Emancipação Politica Administrativa, o eleitor santoantoninense manifestou sua preferência na escolha de seus representantes para o legislativo em 17 pleitos realizados:

 As primeiras quatro eleições aconteceram ainda durante a Quarta Republica ou Republica Populista, período da história brasileira iniciado em 1946, com a posse de Eurico Gaspar Dutra, e finalizado em 1964 com o Golpe Civil-Militar que marcou o inicio da Ditadura Militar.

As quatro seguintes foram realizadas durante a DITADURA, sobe o comando de sucessivos governos militares, período que os prefeitos eram nomeados e duas legislaturas com mandato de 6 anos.

Já, no período atual NOVA REPUBLICA, foram nove eleições neste Regime Democrático, onde teoricamente almejaram-se alternâncias de consolidar estas possibilidades, através de novos partidos políticos.